Black2

Black Friday ou Black Fraude?

Em um ano ainda turbulento para a nossa economia, onde todo mundo está economBlack4izando daqui e dali, a famosa Black Friday vem com a promessa de mega descontos, mas será mesmo que esse desconto é real e os sites acessados são verdadeiros?! .

 Você já deve ter ouvido o comentário “tudo pela metade do dobro”. Bom, muitas vezes isso (infelizmente) é verdade! Muitos lojistas aproveitam para criar um preço “fictício” (que sempre é mais alto) e coloca o preço normal como sendo preço com desconto, e dependendo do lugar, já vi casos em que a mercadoria estava realmente pelo dobro do preço normal .

E afinal, como evitar essa e outras fraudes?! Aqui no escritório vejo casos recorrentes de compras online fraudulentas. Black1

Para a Black Friday em específico vou listar algumas dicas que podem te ajudar a se prevenir:
– Atente-se a preços e fretes;
– Tenha cautela com os links e as promoções recebidas por e-mail. O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço on-line, e não por meio de links duvidosos;
– Relacione-se com o SAC da loja virtual;
– Priorize cartão ao boleto;
– Compare preços e confira a melhor oferta;
– Verifique a idoneidade e reputação do site;
– Veja se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social e CNPJ;
– Guarde prints e comprovantes de pagamento;
– Confira a reputação da loja onde você está comprando no Reclame Aqui;
– Pesquise o preço do produto em outras lojas antes de comprar. Ferramentas como o Buscapé ajudam a descobrir o preço original;
– Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;
– Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
– Confira se a URL tem o cadeado de segurança na parte de pagamento;
– Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Black3O consumidor deve fazer algumas pesquisas com antecedência para checar os preços dos itens que deseja comprar no dia da promoção. Nesse período, o Procon recomenda imprimir ou salvar as imagens dos descontos, já que é uma maneira de comprovar uma possível fraude. Além disso, toda promoção precisa ser mantida ao longo do dia e essa imagem pode certificar que ocorreu algum desrespeito.

Outros cuidados essenciais, especialmente, para quem vai comprar em lojas virtuais: ter um antivírus atualizado em seu computador, não fazer compras em computadores públicos e sempre verificar a reputação dos sites escolhidos antes de fechar um negócio.

A guarda dos dados da compra, como o número do pedido, a confirmação do pagamento e o código de rastreio do envio também devem receber atenção dos consumidores par evitar problemas futuros.
Aproveite a Black Friday SIM, mas verifique todos detalhes até o seu carrinho antes de realizar o pagamento, fique atento e compre de sites reais com descontos DE VERDADE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *