Direito digital4

Direito Digital para blogueiros

Olá meninas, como estão?!

Como vocês sabem eu sou blogueira e advogada, e converso com muitos blogueiros e uma coisa que percebo e que é a maioria deles tem muitas dúvidas sobre Direito Digital. E é fundamental para nós blogueiros entendermos o que pode e o que não pode ser feito na esfera virtual e principalmente saber nos defender quando nos deparamos com crimes cibernéticos, seja uma violação de direito autoral ou uso indevido de imagens compartilhadas.

Eu trabalho em um escritório especializado em Direito Digital e Crimes Cibernéticos aqui em Londrina e sempre me deparo com muitas questões seja aqui ou em conversas informais e pensei comigo: Porque não linkar o Blog da Gisela Campos e minha profissão de advogada de Direito Digital com uma série de posts sobre Direito Digital para blogueiros?

Inicialmente, pra quem não conhece, saiba que o Direito Digital consiste na evolução do próprio Direito, abrangendo todos os princípios fundamentais e institutos que estão vigentes e são aplicados até hoje, assim como introduzindo novos institutos e elemenDireito digital 1tos para o pensamento jurídico, em todas as suas áreas (Direito Civil, Direito Autoral, Comercial, Financeiro, Tributário, Penal, etc.).

 

Em relação a minha conexão com esta área, eu já era advogada e sempre tive um incômodo em relação a vulnerabilidade que eu sentia na internet. É como se eu me sentisse totalmente suscetível a ter meus dados e fotos roubados e deturpados a qualquer momento. E de fato isso aconteceu inúmeras vezes. Vários perfis fakes no instagram e no facebook utilizavam as minhas fotos e se passavam por mim. Diálogos que nunca tive e fotos que nunca compartilhei estão na Web em diversos sites que nunca permiti que as utilizassem. Em um primeiro nos sentimentos impotentes, mas em um segundo momento…

EPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Aqui não! rs

Mas nós sabemos que a internet não é um lugar, não é um território a parte, mas sim uma extensão de nossas vidas, não é mesmo? Aquilo que fazemos no ambiente virtual gera efeitos na vida real, isto porque a vida digital nada mais é que um reflexo disso, certo?

Nos dias de hoje a internet não é utilizada apenas para troca de informações entre pessoas, mas para estabelecer os mais variados tipos de relações, sociais, de consumo, para transações bancárias, para progresso e desenvolvimento, entre outros.

Hoje sou coordenadora do Projeto Segurança na Rede e peço para que participe de nossa pesquisa clicando AQUI.

O Direito Digital nada mais é que o resultado da relação entre a ciência do Direito e a Ciência da Computação, sempre empregando novas tecnologias. É um conjunto de normas, aplicações, conhecimentos e relações jurídicas, vindas do universo digital.

Trocando em miúdos, o Direito Digital é a evolução do próprio Direito, abrangendo todos os princípios fundamentais e leis que estão vigentes e são aplicadas até hoje, assim como introduzindo novos institutos e elementos para o pensamento jurídico, em todas as suas áreas.

Você é um blogueiro e quer orientações? Saiba que o que mais interessa ao blogueiro é a a parte de direitos civis, em especial o Direito Autoral, Direito de Imagem, Marco Civil da Internet e o Direito Contratual.

direito digital2

Para agendar uma consultoria jurídica completa fale comigo.

Um beijo e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *