Gisela Oab

Feliz dia dos advogados para nós!

Quando tirei esta foto eu não sabia a real importância que esta carteirinha teria pra mim. E por isso hoje é um dia tão muito especial. Eu já comemorei nos outros anos, mas neste dia do advogado, eu posso comemorá-lo de fato! Advogando em uma área em que me encontrei, me redescobri e me reiniciei: Direito Digital. A área que tem a ver com o que eu fazia até então, mas que pode me levar muito além do que eu seria capaz de imaginar no dia deste juramento.

A minha vida profissional começou na Internet. Antes de concluir a faculdade de Direito, a minha vida virtual sempre foi intensa, e antes do “Blog da Gisela Campos” existir, eu tive Blogs desde os 10 anos de idade, alguns deles que eu mexia desde pequena na programação e na edição de layout. Eu tinha um computador 486, e se você não sabe o que isto significa, quero te dizer para nem procurar saber (Ou vamos nos abraçar e chorar juntos por esta época rs). A minha internet era discada (Lembram disso? kkk E minha conta telefônica um absurdo haha), eu acho que eu tinha de HD muito menor que meu celular atual e meu Windows era 95 (Mas já estávamos em 2005 kkk). Mas o que importa é que eu aprendi a desmontar meu CPU, a chacoalhar minha tela do computador (hahaha) e aprendi muito de software e hardware nesta época (inclusive a ter mais paciência rs).

O meu computador era tão antigo que eu ganhei uma comunidade no finado orkut chamada “Eu odeio o PC da Gi” ahahaha Foi lá que tive minha primeira fanpage rs Era tão viciada em internet e computador, até que tive que estudar para o vestibular, e pedi para minha mãe esconder o meu transformador para não poder entrar na internet durante semana e poder estudar. Autoconhecimento é tudo, né? haha

Passei em Direito na UEL, longe de casa e de todos. Mas eu sempre fui de ter amigos virtuais e mantive aqueles que ficaram longe fisicamente pela internet. Algo curioso neste contexto é que a esfera virtual criou infinitas possibilidades de relações interpessoais para todos nós. Grandes amigos meus atuais, eu conheci por aqui.
Mas ao mesmo tempo que a rede mundial de computadores criou novas possibilidades de relacionamentos, ela também trouxe ao Judiciário demandas e conflitos até então inexistentes. O Direito Digital nada mais é do que uma evolução do próprio Direito, abrangendo todos os princípios fundamentais e institutos que estão vigentes e são aplicadas até hoje no direito tradicional, mas também introduzindo novos institutos e elementos para o pensamento jurídico.
.
Há algumas pessoas que acreditam que a internet é terra sem lei, assim como que o direito a liberdade de expressão constitui direito absoluto, que aquele uso de foto alheia não vai lhe causar transtornos, que mandar aquele “nude” não vai dar em nada, que conteúdo disponível na internet não encontra proteção na lei de direito autoral, entre tantas outras situações que faz com que pessoas sejam levadas, muitas vezes (mas não sempre) por falta de orientação e informação, a cometer ilícitos cibernéticos ou crimes digitais, por suas atitudes causarem prejuízos à outrem, por vezes irreversíveis, dado o poder de rápida e irrestrita propagação da internet.

Devido a minha exposição virtual, eu mesma já fui vítima de vários crimes cibernéticos. Alguns deles já compartilhei com vocês, e outros ainda falarei a respeito. O mais importante é que a partir de agora, oficialmente quero dizer que vou compartilhar contéudo deste universo tão interessante que estamos imersos: O mundo virtual e sua interação e implicações na nossa vida real e na esfera jurídica. Vamos juntos tornar a internet um lugar mais seguro para todos nós?

Por fim, deixo aqui os meus parabéns a todos os colegas advogados pelo nosso dia. E claro, meus parabéns especial deixo aquele advogado que me inspirou, me criou, me motivou e me tornou advogada: Pai, esta carteira e essa carreira é pra você. Te amo além da vida! #DiaDoAdvogado #Comemorando #SegurancaNaRede #DireitoDigital #CrimesCiberneticos #GiccaLispector

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *