IMAGEM GISELA PROCRASTINAÇÃO

Seu nome é Pro? Sobrenome Crastinação? rs

O post de hoje não está finalizado. Deixei pra amanhã! Brincadeira, mas foi quase! hahah 😂 #MeJulguem
.
Procrastinar, a “arte” de deixar para amanhã. O problema é que o amanhã é aquele lugar que ninguém viu ou sabe onde fica, mas que certamente boa parte dos planos, motivações e objetivos se encontram. Será que você se reconhece nesta história?
.
O ato de procrastinar afeta nossa saúde e principalmente bem estar, pois nos sentimos desconfortáveis quando adiamos uma meta ou tarefa importante.

Algumas pessoas acham que realmente funcionam melhor sob pressão, mas para muitas pessoas, a procrastinação é um mau hábito que os impede de dar o seu máximo de produtividade.

Além de tudo, isso é uma enorme perda de tempo. A produtividade sofre. Fazer as coisas no último minuto cria uma pressão desnecessária de estresse.

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!”. Essa é uma das frases mais citadas por quem deseja distribuir conselhos, na tentativa de ensinar às pessoas o modo certo (se é que existe) de conduzir a vida. Certo ou não, a verdade é que este conselho, em especial, faz cada vez mais sentido e precisa, sim, ser espalhado aos quatro cantos. Hoje, mais do nunca, precisamos de dicas para acabar com a procrastinação em nossas vidas, não né?

Por um conjunto de diferentes razões, muitos têm relegado tarefas e projetos importantes, lançando-os para a pauta do dia, da semana ou do mês seguinte. As pessoas têm escolhido assim porque hoje parece mais fácil e simples transferir para amanhã. Afinal, hoje há pouca energia, pouco interesse e outras coisas mais importantes (ou seriam mais prazerosas?) para fazer. Nós pensamos: “Amanhã vai ser melhor! Com menos tempo para concluir, mas mais energia e disposição, vou fazer com mais qualidade e o resultado será mais positivo.” CUIDADO! Isto vira um looping de procrastinação sem fim esperando o dia e momento ideal que não chega.

Creio que você já reconhece que precisa da mudança, e isso é um ponto extremamente válido. Mas, mesmo assim, muitas vezes não consegue sair do círculo vicioso da procrastinação. E então, o que fazer?
.
– Quebre uma grande meta em pequenas tarefas. Em vez de ir em direção a um grande acontecimento, estipule objetivos menores que te ajudarão a chegar na linha de chegada;
– Desenvolva um sistema de pequenas recompensas. Esses mini presentes podem servir de motivação para o seu trabalho;
– Não comece seu dia procrastinando. Sabe a função soneca que você coloca de 10 em 10 min? rs;
– Diminua seu grau de auto-exigência. A busca pela perfeição pode adiar o começo de sua jornada. Vá melhorando conforme avança;
– Remova as distrações. Se a internet é o problema, que tal colocar seu celular em modo avião e sair das redes socias? (Esse é um dos meus maiores desafios, mas ajuda muuuito! Rs);
– Essa eu demorei pra aprender: Faça uma coisa de cada vez. Apostar em múltiplas tarefas para ganhar tempo muitas vezes terá o efeito oposto. – Faça listas de tarefas. Enumere em ordem de prioridade. Escolha no máximo 3 itens, de alta prioridade e que estejam alinhados com seu objetivo principal. E não va para os próximos até finalizar estes;
– Comece. Sem tanto peso e perfeccionismo. Apenas comece! A dica mais simples também é verdadeira: antes de qualquer coisa, você precisa começar a fazer o que precisa. Senão acaba voltando para o ciclo vicioso e dará início à procrastinação!
.
O papo é de procrastinador para procrastinador então to falando do que sei que funciona. rsss A consistência é importante para criar um novo hábito, estamos juntos nessa luta! Vamos juntos? kkk

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *